Teorias do Jornalismo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: CS100004
Sigla: TJ
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Orlando César Antunes Gonçalves
Corpo docente: Orlando César Antunes Gonçalves

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre o jornalismo, sobre o contexto económico, político e social
da produção de notícias, sobre as pressões e condicionamentos actuais que afetam o trabalho jornalístico e as
relações sociais mediatizadas. Desenvolver a compreensão sobre o quadro teórico e a capacidade de avaliar
criticamente o impacto social do jornalismo. Compreender o papel e a importância dos média na sociedade
contemporânea e o produto do trabalho jornalístico como um conjunto específico de práticas sociais, códigos e
convenções.
Adquirir conhecimento sobre o fenómeno complexo da comunicação de massas, compreender a produção,
processamento e efeitos dos sistemas de símbolos e saber distinguir os elementos significativos do fenómeno
analisado.
Desenvolver competências sobre o corpo de conhecimentos do jornalismo, as suas práticas sociais e
comunidade de valores, normas, perceções e cultura.

Programa

Identificar o jornalismo como uma profissão, como uma instituição, como um domínio discursivo, como uma
comunidade, como um conjunto de práticas, como um fenómeno de inscrição do conhecimento e como objeto
de investigação. Mapear os diferentes campos de investigação, quer na perspetiva da abordagem de Denis
McQuail (2003) quer na de Barbie Zelizer (2004). Contextualizar as teorias de imprensa e os três modelos de
comunicação e política. Abordar o campo do jornalismo na perspetiva de Bourdieu e os conceitos teóricos
organizacionais e os de gatekeeper (selecção), newsmaking (construção da notícia) e agenda setting
(agendamento).Encarar a investigação em jornalismo em função da origem de quem o estuda. Abordar a
realidade da comunicação e apresentar a definição de jornalismo como arte e como ciência. Apresentar as três áreas epistemológicas que Mats Ekström (2002) designa como: forma de conhecimento, produção de
conhecimento e aceitação pública/ legitimidade de alegação de conhecimento.


Métodos de Ensino

Aulas teóricopráticas
ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo.
Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho
de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as)
estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução
de problemas.
Avaliação diagnóstica inicial e dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre. A avaliação
sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência. A
classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída aos trabalhos
e à estruturação discursiva e correcção linguística.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Balle, Francis (2003), Os Media, Porto, Campo das Letras.
Benson, Rodney e Erik Neveu, org. (2005), Bourdieu and the Journalistic Field, Cambridge, Polity.
Ekström, Mats (2002), «Epistemologies of TV journalism. A theoretical framework», Journalism, Vol. 3 (3),
Thousand Oaks, SAGE Publications, pp.259–282.
Gomis, Lorenzo (2001), Teoría del Periodismo – Cómo se Forma el Presente, Barcelona, Paidós Ibérica.
Hallin, Daniel C. e Paolo Mancini (2010), Sistemas de Media: Estudo Comparativo – Três Modelos de
Comunicação e Política, Lisboa, Livros Horizonte.
McCombs, Maxwell (2006), Estableciendo la agenda – El impacto de los medios en la opinión pública y en el
conocimiento, Barcelona, Paidós.
McQuail, Denis (2003), Teoria da Comunicação de Massas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Traquina, Nelson (2002), O que é Jornalismo, Lisboa, Quimera.
Zelizer, Barbie (2004), Taking Journalism Seriously – News and the Academy, Thousand Oaks, Sage
Publications.

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